quinta-feira, 23 de abril de 2009

Carjacking

Carjacking é um roubo violento que é cometido pelo agente na presença ou proximidade do proprietário do veículo, cuja liberdade ou integridade física são ameaçadas, na maioria dos casos, com recurso a arma branca ou de fogo.
Este fenómeno surgiu nos Estados Unidos da América na década de 80, e apenas em 2003 se vem a tornar um fenómeno criminal em Portugal.

O porquê do carjacking
O carjacking pode ter vários motivos, tais como o estilo de vida actual, em que a utilização dos veículos é feita, muitas vezes, em circuitos fechados, tais como espaços comerciais, garagens e condomínios fechados, o que permite preparar e encetar o roubo; O aumento de segurança dos veículos como a aplicação de chaves codificadas, uso de sistemas de alarme mais eficazes e introdução de sistemas de bloqueio de viaturas, que tornam mais difícil o simples furto de automóvel, levando assim a apropriação do veiculo com o condutor no interior da viatura ou na sua proximidade; E o fenómeno das sub-culturas juvenis, por exemplo o consumo de jogos de vídeo e filmes que incitam à violência urbana.
Locais frequentes:

Os locais mais frequentes em que ocorrem casos de carjacking são as bombas de gasolina, parques de estacionamento, semáforos, área de residência/saída de garagem.
Como prevenir:

Aqui tem alguns conselhos para prevenir o carjacking. Fique atento a tudo o que o rodeia. Não se distraía, a surpresa é a grande arma do assaltante.

-não utilize o comendo automático para abrir as portas a uma longa distancia.

-se tentarem forçar a entrada no veículo buzine repetidamente e faça sinais de luzes.

-não deixe as chaves na ignição ou o carro a trabalhar.

-viaje sempre com as portas trancadas e as janelas fechadas.

-estacione sempre em áreas com muita iluminação e movimento.

-se suspeitar que esta a ser seguido, dirija-se para uma zona segura, um local bastante movimentado, para junto de uma esquadra ou ligue para o 112 com o seu telemóvel.

-ao entrar na garagem com portão automático espere que ele feche, certificando-se de que não foi seguido.

-mantenha-se alerta quando para num stop, passadeira e ao estacionar.

-ao aproximar-se de um semáforo reduza a velocidade evitando parar, de forma a chegar ao cruzamento quando o sinal estiver verde.

Sem comentários:

Enviar um comentário