quinta-feira, 23 de abril de 2009

Bullying


O que é?
Acto de violência física ou psicológica praticado por um indivíduo ou por um grupo de indivíduos com o objectivo de intimidar e “atacar” uma vítima incapaz de se defender.

A prática deste acto violento deriva de várias razões. Estas podem ser de foro físico e também de foro psicológico. Baixa auto-estima, má auto-imagem, problemas familiares, são causas que levam a que cada vez mais este fenómeno surja nas escolas portuguesas. Muitas vezes, as crianças, são “incentivadas” a praticar este tipo de acto muito por culpa do ambiente familiar (que é desfavorável) e da forma como estas são tratadas. Crianças que são agredidas e mal tratadas no seu próprio lar têm a tendência de fazer o mesmo quando se sentem superiores em relação a alguém. Também há casos em que vítimas de bullying se transformam em agressores. Ou seja, a vítima vai tornar-se agressora quando sentir superioridade em relação a alguém e vai, assim, de uma forma vingativa, “resolver” os seus problemas. Ao suceder este rol de acontecimentos irá, consequentemente, surgir um ciclo de assédio moral.
É, então, necessário que os pais dêem aos seus filhos formas de encarar os problemas e de estes libertarem o stress pessoal. Parar com o bullying não só é importante para as vítimas, como também para os agressores, pois, crianças que tenham problemas, possuem grandes probabilidades de cometerem crimes no futuro e iniciar-se assim, um ciclo de agressões. Mostrar aos jovens as consequências deste problema é extremamente importante para a prevenção dos mesmos.
Motivos que levam à prática do bullying:

· Vítimas de bullying tornam-se agressores pela prática do mesmo;
· Problemas familiares (violência doméstica);
· Vida tensa;
· Atenção familiar insuficiente;
· Crianças provenientes de lares abusivos;
· Baixa auto-estima;
· Má auto-imagem;
· Agressores serem populares;
· Vitimas serem menores e pouco populares;
· Não sabem como lidar com os problemas;
· Agressores não saberem lidar com os problemas;
· Emocionalmente instável.
Comportamentos tidos durante a prática de bullying:

· Gozar;
· Chamar nomes;
· Fazer troça;
· Dizer mentiras/espalhar boatos;
· Fazer comentários ou gestos ordinários;
· Piadas sexuais;
· Excluir das actividades propositadamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário